domingo, 21 de abril de 2013

A escola e os pais

A escola é um espaço muito importante na vida das crianças e, ao escolhê-la, devemos nos comprometer com a mesma demonstrando respeito pelo sistema escolar, por suas regras e pelo professor.


O papel dos pais, além de educar, é o de estimular os filhos a conhecer e a seguir as regras da escola, mesmo quando discordam delas, pois é preciso que os filhos aprendam a obedecer as regras mais amplas da sociedade. Mais importante ainda é que sejam pais presentes, participantes e cúmplices da escola e não promotor dos seus erros e falhas.

O acompanhamento do aluno é fundamental para que os pais saibam o que ocorre na escola, para que o educando saiba e sinta que os pais o amam e estão presentes nesta fase de sua vida. Não invadir o espaço dos filhos é fundamental para que este relacionamento seja bom e tenha resultados positivos, afinal, estudar é tarefa do aluno e não de seus pais. Perguntar se o aluno precisa de ajuda é uma boa, mas não faça a tarefa por ele. Lembrá-lo de que tem tarefa é ótimo, mas não a faça por ele. Os pais devem nortear a vida escolar e não ser o protagonista.

Os educandos tornam-se adultos responsáveis quando os pais propiciam momentos de responsabilidades, são coerentes na fala e mostram os limites a seus filhos.

Escola e família devem ter como objetivo compartilhar, dividir e contribuir para que outros vivam melhor, principalmente os alunos.

Minha recomendação aos pais é que nunca estejam ocupados demais para dar atenção educacional aos seus filhos. Nenhuma escola do mundo salvará um aluno condenado pela ausência dos pais. A convivência em família é fundamental em qualquer processo educacional e a proximidade da família junto a escola é imprescindível para que o aluno atinja o topo de sua escalada rumo ao conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário