sexta-feira, 18 de março de 2011

Desenvolvimento das Cidades

Geografia       2º Ano /Ensino Médio Noturno

LEITURA COMPLEMENTAR

Caros alunos para complementarmos o que já debatemos durante as aulas, deixo como indicação de leitura o texto que está no link abaixo, após a leitura do mesmo faremos as atividades propostas (folha de atividades). Boa leitura!


Beijos no coração,
Profª Roseli Barbosa

quinta-feira, 17 de março de 2011

ATIVIDADE COMPLEMENTAR/1  - 6º Ano A     
      Disciplina: Geografia  Profª Roseli Maria  

          Desde a antiguidade o Universo vem provocando o imaginário humano.
        Os autores de HQ, em especial o genialíssimo brasileiro  Maurício de Souza, vem se aproveitando desse interesse e utilizando amplamente os conhecimentos já comprovados ou estimulando o nosso imaginário pelo desconhecido com as mais variadas histórias envolvendo os astros.
 DIVIRTA-SE COM A LEITURA !!!!

PARA ACESSAR AS HISTÓRIAS BASTA CLICAR NOS LINKS ABAIXO:

Mônica em A Estrelinha Apagada
http://www.monica.com.br/comics/estrela/welcome.htm
Chico Bento em Quero a Lua
http://www.monica.com.br/comics/quero_a_lua/welcome.htm
Chico Bento em Se você quer a Lua eu vou buscar
http://www.monica.com.br/comics/quer_a_lua/welcome.htm
Papa-Capim em A noite em que a lua foi devorada pelas piranhas
http://www.monica.com.br/comics/lua/welcome.htm
 Astronauta em Os Invasores do Planeta TOMBA
http://www.monica.com.br/comics/tomba/welcome.htm
 Chico Bento em Uma Estrelinha Chamada Mariana
http://www.monica.com.br/comics/mariana/welcome.htm
Chico Bento em O presente de uma estrelinha
http://www.monica.com.br/comics/estrelinha/welcome.htm
Horácio
http://www.monica.com.br/cgi-bin/load.cgi?file=news/welcome.htm&pagina=../../mural/circodossonhos.htm



terça-feira, 15 de março de 2011

UMA VIAGEM AO CERRADO BRASILEIRO

Professora: Juliana Marcos Ropelli Arantes
Professora da STE: Rosiley
Período: Noturno
Série: 4ª Fase Noturno

Objetivos da aula:

Identificar e compreender a distribuição e a configuração natural do cerrado brasileiro, incluindo suas formações abertas, florestas e ecossistemas associados;
Relacionar coberturas vegetais, fauna, clima, relevo, solos e recursos hídricos do bioma;
Correlacionar distribuição e biodiversidade do bioma;
Identificar e avaliar processos de expansão agrícola, industrialização, urbanização e construção de sistemas viários e seus efeitos no bioma;
Reconhecer e analisar unidades e políticas de conservação e usos sustentáveis do bioma;
Reconhecer o cerrado no estado de Mato Grosso do Sul;
Conhecer o desenvolvimento do saber geográfico: A localização e a distância;
Identificar lugares que conhecemos que são distantes da escola e, defini-los: um bairro, outra cidade, ou também, uma comunidade rural, um rio.


            

 



Os Biomas Brasileiros


Hoje se fala muito em “biomas”. Palavra um tanto estranha até pouco tempo atrás. Entretanto, na sua fala em um evento organizado pela Itaipu Binacional, o famoso físico Fritjof Capra disse que “não há como promover um desenvolvimento sustentável senão adaptado a cada bioma”. Portanto, buscar os caminhos do desenvolvimento no mundo de hoje exige, pressupõe que conheçamos o bioma onde vivemos. Especialistas definem assim o que é um bioma: Bioma é conceituado no mapa como um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria. Em outras palavras, um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação tem bastante similaridade e continuidade, com um clima mais ou menos uniforme, tendo uma história comum em sua formação. Por isso tudo sua diversidade biológica também é muito parecida. Entretanto, nós dos movimentos sociais, achamos que não existe um bioma sem gente. Portanto, o ser humano que habita essa região também faz parte de seu bioma. O desafio é que, para se adaptar bem ao bioma em que vivemos, para não destruí-lo – se já não foi destruído – precisamos estudá-lo e compreendê-lo. É o que se chama de educação contextualizada. Assim, um amazônico deveria aprender na escola as características do bioma Amazônia. O mesmo com um caatingueiro. O mesmo com um habitante do Cerrado. Conhecer melhor cada um cabe a cada cidadão que quer um mundo mais justo e mais respeitoso do planeta em que vive. Começamos nosso respeito pelo planeta ao respeitarmos nosso bioma.

Fonte: http://www.cliquesemiarido.org.br/not_0110.htm acessado em: 25.01.2011.

Algumas sugestões de sites:

http://www.brasilescola.com/brasil/cerrado-um-risco-extincao-goias.htm


http://4.bp.blogspot.com/_dg-0O8hZmIw/Sh_TH39Tw4I/AAAAAAAAC4I/tncbX4maskw/s1600-h/cerrado.jpg


http://www.agricultura.gov.br/portal/page/portal/Internet-MAPA/pagina-inicial/desenvolvimento-sustentavel


http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_70_911200585234.html


Qual é o bioma da sua região?



O que é um bioma?



Por que os biomas tem características diferentes?



Existe relação entre o clima e a vegetação? Entre o relevo e a vegetação?



Por que a Floresta Amazônica é exuberante com sua biodiversidade?



Qual o bioma mais destruído do território brasileiro? Por quê?



Bons Estudos!