sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Professores em foco...



Rochedo-MS, 03 de setembro de 2009.
Escola Estadual “José Alves Ribeiro”.
Professor Marcos Larréia Alves

Alunos da Terceira Fase:Período Noturno.

Projeto: Oficina de Poesias

Objetivos gerais: Tem como objetivo entender o que é uma poesia e sua importância para a Língua Portuguesa e para a literatura mundial, favorecendo assim o intelecto do aluno no processo ensino aprendizagem. Conhecer o estudo da língua objetivando o aprendizado e interpretando a leitura, visualizando a característica do autor. Praticar a oralidade conhecendo e respeitando sua importância.

Metodologia: Usar materiais variados para aprender algo inesperado. Pesquisar poesias em livros do ensino regular da rede pública de ensino, livros de poesias regionais como Manoel de Barros, Raquel Naveira e outros do Estado de Mato Grosso do Sul e ainda de todas as regiões brasileiras. Aproveitar a sala de tecnologia entendendo que é de suma importância para melhorar o descobrimento de novos horizontes. Ler e copiar corretamente conforme a característica do poeta.

Recursos: Quadro-negro, giz, lápis de cor, canetinhas, madeiras e tábuas pequenas, barbantes, tinta guache, papel kraft, caixas, pincel atômico, cola, tesouras, revistas velhas, caderno, canetas e pregos.

Competências e habilidades: Entender, aprender e aumentar a capacidade acadêmica do aluno em relação a sensibilidade às poesias.

Avaliação: Compreender o aluno descobrindo se o mesmo adquiriu conhecimentos sobre o assunto através da prática da leitura e interpretação. Descobrir se o aluno define as diferenças entre as características de cada autor e o motivo. Também trabalhar o recitativo.

Proposta de trabalho realizada em cinco aulas.

1) Pesquisar as poesias.
2) Providenciar material.
3) Separar as poesias depois da leitura.
4) Copiá-las no papel kraft
5) Transforma-las em material perfeito para exposição.
6) Realizar atividades e questões sobre as poesias para interpretá-las.
7) Corrigir as atividades.
8) Transformá-las em pequenos cadernos para expor.
9) Expor as poesias utilizando cavaletes de madeiras regionais.
10) Convidar a comunidade escolar para visitá-las.

Boa Leitura!
ALUNOS PARTICIPANTES DO PROJETO:
Ana Maria Queiroz

Edvan Pereira

Emerson Aparecido

Kátia Ariane

Kenniffer Roosevelt

Marcilene Vieira

Maria Ramona

Ordonez Venites

Ronaldo Alves

Silvio Pereira

Sueli da Costa

Ivan Celestino

Bruno Tavares

Érica Vieira

Ezequiel Tavares

Claurival Poussan

* O trabalho citado acima foi realizado pelo professor Marcos Larréia na 3ª Fase do turno noturno. Parabéns professor pela iniciativa.


quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Projeto INFLUENZA A (H1N1)










No dia 02 de setembro de 2009 as professoras Zoé e Marta, passaram um slide explicando o histórico da gripe ao longo dos tempos e um vídeo produzido pelo MEC sobre o que é, contagio e higienização das mãos.O projeto teve como um dos objetivos:
* Despertar nos alunos atitudes preventivas contra esse mal que tanto vem causando preocupação nas pessoas e nas estâncias de governo.
* Fazer com que a Escola se mobilize tomando atitudes que possam ajudar as famílias de nossos alunos a se prevenir e se organizar no caso de um surto em nosso município.
O projeto prevenção da H1N1 foi realizado em duas etapas:
* A primeira para os alunos do 1º, 2º e 5º ano do Ensino Fundamental, ambos do período vespertino.
*A segunda para os alunos do 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. A orientação para a elaboração do projeto e da realização da atividade foi emanada da Secretaria de Estado de Educação /MS.

Profª da STE: Marta de Lira












segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Reunião e Estudo com os professores e administrativo da Escola Estadual José Alves Ribeiro




















No dia 29 de agosto os professores e o administrativo da Escola Estadual "José Alves Ribeiro", reuniram -se na Escola Estadual para fazeram o estudo da proposta pedagógica e avaliação. Foi feito os grupos, mas antes de trabalharem nos grupos foi feita uma homenagem à profª Vera Lúcia que faleceu no dia 17 de agosto, foi apresentado um vídeo feito pela profª Marta de Lira.Os temas ficaram da seguinte forma:
* Grupo 1/2/3/4
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA;
*GRUPO 5/6 - Avaliação da Aprendizagem;
*GRUPO 7/8 - Avaliação da Aprendizagem na Escola e a Questão das Representações Sociais;
*GRUPO 9/10 - Avaliar para Quê?De acordo com Luckesi (1999), a avaliação que se pratica na escola é a avaliação da culpa;
*GRUPO 11/12 - Considerações Gerais sobre Avaliação no Cotidiano Escolar;
A elaboração da Proposta Pedagógica da Escola estadual José Alves Ribeiro que já vem trilhando seu caminho há vários anos, mas efetivamente começou a ser concretizada em Abril de 2008, sendo vivenciada pelas pessoas envolvidas no processo, tem como objetivo intensificar o desenvolvimento de ações cooperativas para a melhoria do ensino – aprendizagem.