sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Dia 12 de outubro dia Nacional da Leitura!


O Dia Nacional da Leitura foi instituído em 2009 pela Presidência da República. Ler inclui, recria, expande, ensina, transforma, constrói, promove cidadania. Saber ler é a base que sustenta todas as demais. Quem lê se torna dono da sua própria história e participa da construção de histórias coletivas.Para compartilhar e envolver a sociedade brasileira sobre os caminhos que efetivam uma cultura de leitura, o Instituto Ecofuturo trabalhou intensamente desde 2006 para a criação do Dia Nacional da Leitura.Para aprender a ler, é preciso ter a companhia amorosa e intensa de um adulto educador desde a primeira infância. Para aprender a ler, é preciso ter acesso aos livros. Os caminhos para a formação do leitor começam em casa, com apoio atento e permanente dos pais e da família, passam pelas escolas, pelas mãos dos professores, e se estendem às bibliotecas, com apoio permanente dos bibliotecários.Leituras em casa, em escolas, em bibliotecas públicas e comunitárias, em parques, em livrarias... Todo dia é dia de ler, e muitos lugares podem e devem abrigar leituras e leitores. Como bem disse o escritor Goethe, aprender a ler é tarefa para toda uma vida.Para saber mais, clique aqui

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Deficiencia dia 11 de outubro dia do deficiente Físico



Em 11 de outubro é comemorado o Dia do Deficiente Físico. Trata-se de uma data importante para 9 milhões de cidadãos brasileiros, suas famílias, amigos e a sociedade.

MS: 35 anos de divisão

O presidente Ernesto Geisel assinou a Lei Complementar 31 no dia 11 de outubro de 1977, desmembrando a área do estado de Mato Grosso em dois e criando Mato Grosso do Sul. Nesta quinta-feira, 11 de outubro de 2012, serão comemorados os 35 anos da Divisão de Mato Grosso do Sul.De acordo com informações do jornal online VG Notícias, a divisão do Estado foi contra a vontade do governador de Mato Grosso da época, José Garcia Neto. O político e engenheiro cívil sergipano acreditava que na manutenção do Estado uno e viu a decisão como uma barbaridade.Ainda segundo o site de notícias, Garcia Neto via a justificativa de divisão como uma desculpa dos que acreditavam que o estado era muito grande e difícil de governar. Contra a divisão, Garcia Neto encaminhou um documento no dia 27 de abril de 1977 para o presidente Ernesto Geisel, no qual apresentava justificativas contra a divisão, entre elas as receitas e consolidação do estado. Garcia criticava o custo alto da divisão e o desequilíbrio financeiro que poderia provocar.Mesmo tendo lido o documento escrito por Garcia Neto, o presidente Ernesto Geisel anunciou que optaria pela divisão de Mato Grosso. Um dos medos do presidente era de que o estado pudesse crescer tanto e tentasse brigar pela independência em relação ao restante do país.No ano passado, o senador Antonio Russo Netto comentou que a decisão de desmembrar o Mato Grosso foi um acerto, pois contribuiu com o desenvolvimento social e econômico para a região Centro-Oeste. 
http://www.ilovemsoficial.com/2012/10/historia-criacao-de-mato-grosso-do-sul.html