sexta-feira, 3 de setembro de 2010

PROJETO RODA DA LEITURA

Projeto: Roda da Leitura
Período de execução: Anual
Turma: 5º ano A
Professora coordenadora: Eucenir

Justificativa:
Nesta atividade de leitura o educando tem a oportunidade de ler e interpretar, textos variados, promovendo a interdisciplinaridade e despertando o gosto por diversos tipos de literatura. Utilizando esse método os alunos poderão ser avaliados no seu desenvolvimento social, coletivo e individual.

Objetivo:
Desenvolver o gosto pela leitura, a oralidade, escrita e interdisciplinaridade.

Conteúdos:
•Textos publicitários;
•Textos sobre a administração municipal, estadual, federal, os serviços públicos;
•Texto sobre a água, vegetação, clima;
•Texto sobre saúde ( Drogas, AIDS, Gripe Influenza A, etc;
•Problemas de multiplicação;
•Estudo da língua e interpretação;
•Datas comemorativas.

Metodologia:
•Textos passados no quadro negro para os alunos copiarem;
•Leitura e interpretação;
•Resolução de problemas de multiplicação;
•Atividades impressas ou xerocadas;
•Panfletos;
•Compreensão dos textos;
•Recortes de revistas ou jornais;
•Colagem;
•Cartazes;
•Trabalhar com a linguagem oral e escrita;
•Produzir textos coletivos com a turma.

Avaliação:
Os alunos serão avaliados de acordo com seu desenvolvimento e entendimento dos conteúdos abordados.

ESTUDO DOS OCEANOS, CONTINENTES E MARES

TURMA: 3ª FASE                        GEOGRAFIA
PROFª Roseli G. B. dos Reis              PROFª STE: Rosiley


Por meio desta pesquisa iremos:

Formar conceitos sobre: Oceano, Mar e Continente

Identificar os principais oceanos

Compreender a diferença entre oceano e mar

Ter uma noção sobre a classificação dos mares

Identificar os continentes

E por meio da leitura em mapas:

Identificar a distribuição dos continentes e oceanos no planeta.

Usaremos o Google mapas.

Obs: fazer a atividade da folha de exercícios.

Aqui encontraremos informações sobre os oceanos e mares:



Aqui encontraremos informações sobre os continentes:

http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Continentes/

Agora que temos uma noção sobre os oceanos vamos testar os conhecimentos neste jogo:

http://www.prof2000.pt/users/meirinho/HGP5/101contioceanos/contioceanos.htm

http://www.ribatejo.com/hp/passatempos/mostra_actividade.asp?cod_passa=433

BOA AULA A TODOS.
BEIJOS, PROFª ROSELI

AULA NA S.T.E. - Independência do Brasil Turma: 2º ano A - Vesp.


TEMA DA AULA: Independência do Brasil

TURMA: 2º Ano A - Vespertino                  
PROFª Ivone                    PROFª S.T.E.: Lúcia Marta

OBJETIVOS: compreender os aspectos históricos da Independência do Brasil de forma lúdica.


METODOLOGIA: acessar o site do Smart Kids e realizar as atividades:

Leitura do texto sobre a Independência do Brasil;

Jogos: Independência Quiz

Multimídia: Independência do Brasil

Site:
http://www.smartkids.com.br/especiais/independencia-do-brasil.html

FONTE DA IMAGEM: cantinholudicodagre.blogspot.com

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ROTEIRO DE ESTUDO: AMÉRICA DO SUL

AULA NA SALA DE TECNOLOGIA      TURMA: 4ª FASE                      Data: 01/09/2010
TEMA: AMÉRICAS - AMÉRICA DO SUL               GEOGRAFIA         
PROFª: Roseli G. B. dos Reis                       PROFª DA STE: Rosiley

OBJETIVO: conhecer alguns aspectos básicos da América do Sul
METODOLOGIA: pesquisa direcionada na Internet.
META DA AULA: cada aluno construir  uma síntese sobre os principais aspetcos da América do Sul.

ROTEIRO DE ESTUDO

Países que formam a América do Sul.

Identificar os principais aspectos naturais: Relevo, Hidrografia, Clima e Vegetação.
População: quantos habitantes, países mais populosos, diversidade étnica.
Economia: as atividades primárias, secundárias e terciárias. Dados sobre as indústrias.
Identificando a qualidade de vida nesses países: é média , é elevada, é baixa.
Localizando e identificando a América do Sul em mapas.

Indicações de links para a pesquisa:


http://www.klickeducacao.com.br/materia/16/display/0,5912,POR-16-40-651-,00.html

http://www.guiageo-americas.com/america-sul.htm

http://www.suapesquisa.com/geografia/america_do_sul.htm

http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u79.jhtm

http://www.brasilescola.com/geografia/america-sul.htm

Mapa: http://www.klickeducacao.com.br/materia/16/display/0,5912,POR-16-40-651-978,00.html (aqui faremos um estudo focando nosso país.

Queridos alunos boa pesquisa, e não se esqueçam LEITURA, LEITURA E LEITURA!!!!!!!!!!!!!
BOA AULA.
Beijos da Profª Roseli Barbosa.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

INFORMATIVO 02/2010

INFORMATIVO 02/2010

O que ainda precisa ser feito para atingirmos as metas que traçamos no inicio do ano?
O segredo de quem alcança seus objetivos está na maneira como é executado o plano de ação. Não podemos pensar só no geral e esquecermos os pequenos passos.
A única forma de saber onde está e para onde vai é a certeza de que as tarefas estão andando.
Foco
Determinação
Estratégia

O que faz uma boa escola?
Uma boa escola é uma comunidade de pais, professores, funcionários e gestores que, em uma maioria muito mais significativa do que pensamos – apesar de sobrecarregada com uma variedade de tarefas pedagógicas e não-pedagógicas, e um rendimento financeiro medíocre –, executa um trabalho em busca do crescimento próprio e dos educandos sob sua responsabilidade.
Atividades extracurriculares
Possuir um bom programa, que desperte o interesse, curiosidade e motivação dos alunos, parceiros e outros professores, pode acrescentar um resultado bastante significativo. Estabelecer parcerias com fontes da comunidade também é um excelente diferencial, principalmente quando atinge o sucesso.
IDEB 2009
IDEB OBSERVADOS EM 2007 NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ ALVES RIBEIRO
• ANOS INICIAIS = 3,8
• ANOS FINAIS = 3,3
• ENSINO MÉDIO = 3,2

NOSSA META PARA 2009
NOSSA META ONDE CHEGAMOS
ANOS INICIAIS = IDEB 4,5.......................5,4

ANOS FINAIS = IDEB 4,0.....................3,5

ENSINO MÉDIO IDEB 3,5...........................3,5

ENEM 2009

Brasil 25475 escolas
Rochedo 6423° média do ENEM 548,70

Exemplos ao redor
Corguinho 14405° /Rio Negro 9469°
Terenos 10159° /Bandeirantes 11494

Estado de Mato Grosso do Sul
Na rede estadual 40° Estadual/privada 81°


P Ó S E C O N T R A
Como é feito este índice – IDEB
(Prova Brasil/SAEB/reprovação /evasão)

 Menos de 10% por sala – reprovação

 Montar estratégias juntos aos professores para atingirmos esta meta.(Os pais podem contribuir, como?)

3 pilares para enfrentarmos este desafio

A comunicação: é importante manter o diálogo permanente com todos os envolvidos. Com isso estaremos estabelecendo vínculos.
É ai que entra a informação: imprescindível para apoiar a tomada de decisão.
O terceiro pilar nessa árdua tarefa é a transparência. A apresentação dos resultados por meio de conversas, reuniões é ponto chave nesta questão. Ao conhecer a situação e entender onde queremos chegar, aumenta o engajamento.

PROJETO A SER DESNVOLVIDO NO 2° SEMESTRE
Leitura e Livro
Ideias
 Escolha do nome do projeto
 Pesquisa da leitura no município
 Avaliação da leitura na escola Estadual e nas do município
 Envolvimento de todos no projeto (direção/coordenação/professores/alunos/apoio operacional/administrativos e pais)
 cozinha/banheiro/sala de aula/sala dos professores/secretaria/mural externo/sala da coordenação/cantina/etc) – Autor do 3°bimestre – Monteiro Lobato
 Praça da leitura
 Apresentação de poesias e poemas para os pais
 Jornal da Escola
 Saraus de leitura
 Rodas de leitura
 Campanha dos livros
 Debates e palestras sobre leitura e livro
 Sorteio de livros
 Provinha Rochedo

PROJETO ALEM DAS PALAVRAS


                                                                                                             O que é?
É um projeto implantado para subsidiar a prática docente dos professores em Língua Portuguesa e Matemática, de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com vistas a melhorar o desempenho dos alunos, e na busca de garantia de uma educação de qualidade, apoia-se em alternativas para redimensionar o saber pedagógico dos professores.
                                                                    Objetivo
O Projeto objetiva a melhoria do rendimento escolar, quanto ao desenvolvimento das competências e conteúdos relacionados à Língua Portuguesa, quanto ao desenvolvimento da leitura, à produção adequada de textos e análise gramatical; e competências e conteúdos relacionados à Matemática, quanto ao domínio das operações, noções de espaço, localização, interpretação e desenvolvimento de situações problemas na aplicação cotidiana.

PROJETO LEITURA NA ESCOLA LEITURA EM CASA

Estamos iniciando o projeto Leitura na escola Leitura em casa com o objetivo de levar até os pais a importância da leitura.


Em breve o projeto estará na íntegra aqui no blog.

Diretor Jurandir Rocha