quarta-feira, 24 de abril de 2013

Campanha do Agasalho 2013

                                           Montagem criada Bloggif

 A Prefeitura Municipal de Rochedo através da 1ª dama do município de Rochedo Senhora Lindinalva Cordeiro, neste ano está fazendo a campanha do agasalho.Em vários pontos da nossa cidade tem uma caixa preparada para receber  doações. Na nossa escola também tem uma caixa para que os alunos possam trazer as suas contribuíções. Nas fotos acima são alunos do 6º ANO A/B juntamente com a prof.ª Marta de Lira, diretor Jurandir e coordenadora Eucenir fazendo as suas doações.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Descoberta do Brasil - 22 de abril

Descoberta, ou descobrimento do Brasil refere-se à chegada, em 22 de abril de 1500, da frota comandada por Pedro Álvares Cabral ao território onde hoje se encontra o Brasil. O termo "descobrir" é usado nesse caso em uma perspectiva eurocêntrica, referindo-se estritamente à chegada de europeus, mais especificamente portugueses, às terras de "Vera Cruz", o atual Brasil, que já eram habitadas por vários povos indígenas. Tal descoberta faz parte dos descobrimentos portugueses.Embora quase exclusivamente utilizado em relação à viagem de Pedro Álvares Cabral, o termo "descoberta do Brasil", também pode referir-se à suposta chegada de outros navegantes europeus antes dele. Esse é o caso das possíveis expedições de Duarte Pacheco Pereira1 em 14982 e mais tarde do espanhol Vicente Yáñez Pinzón em 26 de janeiro de 15003. Continue lendo ...

domingo, 21 de abril de 2013

A escola e os pais

A escola é um espaço muito importante na vida das crianças e, ao escolhê-la, devemos nos comprometer com a mesma demonstrando respeito pelo sistema escolar, por suas regras e pelo professor.


O papel dos pais, além de educar, é o de estimular os filhos a conhecer e a seguir as regras da escola, mesmo quando discordam delas, pois é preciso que os filhos aprendam a obedecer as regras mais amplas da sociedade. Mais importante ainda é que sejam pais presentes, participantes e cúmplices da escola e não promotor dos seus erros e falhas.

O acompanhamento do aluno é fundamental para que os pais saibam o que ocorre na escola, para que o educando saiba e sinta que os pais o amam e estão presentes nesta fase de sua vida. Não invadir o espaço dos filhos é fundamental para que este relacionamento seja bom e tenha resultados positivos, afinal, estudar é tarefa do aluno e não de seus pais. Perguntar se o aluno precisa de ajuda é uma boa, mas não faça a tarefa por ele. Lembrá-lo de que tem tarefa é ótimo, mas não a faça por ele. Os pais devem nortear a vida escolar e não ser o protagonista.

Os educandos tornam-se adultos responsáveis quando os pais propiciam momentos de responsabilidades, são coerentes na fala e mostram os limites a seus filhos.

Escola e família devem ter como objetivo compartilhar, dividir e contribuir para que outros vivam melhor, principalmente os alunos.

Minha recomendação aos pais é que nunca estejam ocupados demais para dar atenção educacional aos seus filhos. Nenhuma escola do mundo salvará um aluno condenado pela ausência dos pais. A convivência em família é fundamental em qualquer processo educacional e a proximidade da família junto a escola é imprescindível para que o aluno atinja o topo de sua escalada rumo ao conhecimento.

21 de abril - Dia de Tiradentes

Por Fernando Rebouças



Joaquim José da Silva Xavier, líder da Inconfidência Mineira, nasceu em Minas Gerais, em 12 de novembro de 1746. Faleceu em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Conhecido como Tiradentes, era filho do português Domingos da Silva Santos e da brasileira Antônia da Encarnação Xavier.Foi criado pelo padrinho depois de ficar órfão aos 11 anos. Seu padrinho era cirurgião, Tiradentes trabalhou como mascate, minerador, farmacêutico e dentista. Teve sociedade numa botica de assistência aos pobres de Vila Rica.Na mineração desenvolveu conhecimentos técnicos, passando a ser técnico em reconhecimento de terrenos; trabalhou para o governo no levantamento do sertão brasileiro. Alistou-se na tropa da capitania de Minas Gerais, sendo nomeado pela rainha Maria I, comandante da patrulha do Caminho Novo em 1781.Já criticava a exploração da metrópole sobre a colônia. Pediu licença do posto de alferes por não conseguir a sonhada promoção militar. Durante um ano morou no Rio de Janeiro, época em que desenvolveu projetos a canalização dos rios Andaraí e Maracanã, não aceitos pelo vice-rei.A frustração na recusa de seu projeto aumentou sua repulsa pela submissão a Portugal. Organizou um movimento com Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Inácio José de Alvarenga Peixoto. O movimento se inspirou nas ideias iluministas e na independência das colônias norte-americanas.Nessa época, os moradores de Minas já não conseguiam pagar as cem arrobas de ouro anuais à Fazenda Real. A decretação da derrama aprofundou ainda mais a rejeição à metrópole, pois definia uma cobrança forçada de 538 arrobas de ouro em impostos atrasados.Os inconfidentes saíram as ruas dando vivas à República com grande adesão popular, antes de se tornar numa revolução de fato, devedores da Fazenda Real delataram os atos dos inconfidentes. Tiradentes foi traído e sobrecarregado de toda pena.Recaiu sobre Tiradentes a culpa total pelo movimento, foi o único conspirador condenado à morte. Em 21 de abril de 1792, percorreu em procissão nas ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro em direção a atual praça Tiradentes, onde foi executado, esquartejado e salgado.
Tornou-se um mártir e herói da Independência e da República.
Fontes:
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u137.jhtm
http://www.unificado.com.br/calendario/11/tiradentes.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes