terça-feira, 17 de abril de 2012

Ler é mágico!

Ler é viajar sem sair do lugar ou como diria Emily Dickinson: Nave melhor do que um livro, para viajar longe, não há! A jornada rumo a caminhos desconhecidos e muitas das vezes visitados apenas através das palavras de um autor se inicia quando ainda somos pequeninos. A maioria de nós cresceu escutando histórias de princesas, castelos, fadas, super-heróis, vilões e bruxas contatos e interpretados por nossos pais, mães, avós e babás. Alguns pais e, confesso que todos deveriam fazer o mesmo, quando os bebês ainda estão abrigados no útero já leem para seus filhos. Esse primeiro contato com a leitura através de terceiros é importante e será primordial para um futuro leitor. Digo isso porque as crianças repetem atos e se os seus pais tem gosto pela leitura seus filhos acabam sendo despertados para esse mundo das palavras. Segundo o site Wikipédia : “O leitor, na teoria literária, é uma das três entidades da história, sendo as outras o narrador e o autor. O leitor e o autor habitam o mundo real. É função do autor criar um mundo alternativo, com personagens e cenários e eventos que formem a história. É função do leitor entender e interpretar a história. Já o narrador existe no mundo da história (e apenas nele) e aparece de uma forma que o leitor possa compreendê-lo.” Esses três personagens se completam, o leitor precisa ser tocado pela criatividade de um bom autor e eloquência de um narrador para que sua viagem nesse mundo imaginário seja completa. Monteiro Lobato, grande escritor, dizia que “um país se faz com homens e livros”. Ele sabia bem o que falava porque quando os homens se preocuparem mais em incentivar seus filhos à leitura o mundo irá formar cidadãos com mais consciência (principalmente política) e isso fará toda a diferença no futuro da humanidade .

Leitura

    A revista Escola preparou uma série de  reportagens sobre leitura com vídeos e planos de aula desenvolvidos especialmente para ajudar você a despertar em seus alunos o gosto pelos livros e garantir que eles consigam ler e entender os mais diversos tipos de texto.



segunda-feira, 16 de abril de 2012

Vídeos


Vídeos - Leitura vale a pena conferir acesse: http://leituranaeejar.blogspot.com.br/

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Dia 18 de Abril é o Dia Nacional do Livro Infantil, pois é a data de nascimento de um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, Monteiro Lobato! Ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperou os costumes e lendas do folclore nacional. E não parou por aí, misturou todos eles com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.Ler um livro de Monteiro Lobato ou qualquer outro é entrar em um mundo novo e explorá-lo! Pois é, o livro é mágico por isso, nos permite viajar para lugares inacreditáveis e não queremos mais parar.


Se você ainda não mergulhou nas aventuras mágicas dos livros indicamos alguns escritores brasileiros para você começar: Ziraldo, Monteiro Lobato e Ruht Rocha.



 Nada melhor que uma boa leitura - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

Recados e Imagens de Só de Figuras para orkut, Facebook, tumblr, hi5, Tagged ou para blog!