Rochedo-MS, 03 de setembro de 2009.
Escola Estadual “José Alves Ribeiro”.
Professor Marcos Larréia Alves
Alunos da Terceira Fase:Período Noturno.
Projeto: Oficina de Poesias
Objetivos gerais: Tem como objetivo entender o que é uma poesia e sua importância para a Língua Portuguesa e para a literatura mundial, favorecendo assim o intelecto do aluno no processo ensino aprendizagem. Conhecer o estudo da língua objetivando o aprendizado e interpretando a leitura, visualizando a característica do autor. Praticar a oralidade conhecendo e respeitando sua importância.
Metodologia: Usar materiais variados para aprender algo inesperado. Pesquisar poesias em livros do ensino regular da rede pública de ensino, livros de poesias regionais como Manoel de Barros, Raquel Naveira e outros do Estado de Mato Grosso do Sul e ainda de todas as regiões brasileiras. Aproveitar a sala de tecnologia entendendo que é de suma importância para melhorar o descobrimento de novos horizontes. Ler e copiar corretamente conforme a característica do poeta.
Recursos: Quadro-negro, giz, lápis de cor, canetinhas, madeiras e tábuas pequenas, barbantes, tinta guache, papel kraft, caixas, pincel atômico, cola, tesouras, revistas velhas, caderno, canetas e pregos.
Competências e habilidades: Entender, aprender e aumentar a capacidade acadêmica do aluno em relação a sensibilidade às poesias.
Avaliação: Compreender o aluno descobrindo se o mesmo adquiriu conhecimentos sobre o assunto através da prática da leitura e interpretação. Descobrir se o aluno define as diferenças entre as características de cada autor e o motivo. Também trabalhar o recitativo.
Proposta de trabalho realizada em cinco aulas.
1) Pesquisar as poesias.
2) Providenciar material.
3) Separar as poesias depois da leitura.
4) Copiá-las no papel kraft
5) Transforma-las em material perfeito para exposição.
6) Realizar atividades e questões sobre as poesias para interpretá-las.
7) Corrigir as atividades.
8) Transformá-las em pequenos cadernos para expor.
9) Expor as poesias utilizando cavaletes de madeiras regionais.
10) Convidar a comunidade escolar para visitá-las.
Boa Leitura!
Escola Estadual “José Alves Ribeiro”.
Professor Marcos Larréia Alves
Alunos da Terceira Fase:Período Noturno.
Projeto: Oficina de Poesias
Objetivos gerais: Tem como objetivo entender o que é uma poesia e sua importância para a Língua Portuguesa e para a literatura mundial, favorecendo assim o intelecto do aluno no processo ensino aprendizagem. Conhecer o estudo da língua objetivando o aprendizado e interpretando a leitura, visualizando a característica do autor. Praticar a oralidade conhecendo e respeitando sua importância.
Metodologia: Usar materiais variados para aprender algo inesperado. Pesquisar poesias em livros do ensino regular da rede pública de ensino, livros de poesias regionais como Manoel de Barros, Raquel Naveira e outros do Estado de Mato Grosso do Sul e ainda de todas as regiões brasileiras. Aproveitar a sala de tecnologia entendendo que é de suma importância para melhorar o descobrimento de novos horizontes. Ler e copiar corretamente conforme a característica do poeta.
Recursos: Quadro-negro, giz, lápis de cor, canetinhas, madeiras e tábuas pequenas, barbantes, tinta guache, papel kraft, caixas, pincel atômico, cola, tesouras, revistas velhas, caderno, canetas e pregos.
Competências e habilidades: Entender, aprender e aumentar a capacidade acadêmica do aluno em relação a sensibilidade às poesias.
Avaliação: Compreender o aluno descobrindo se o mesmo adquiriu conhecimentos sobre o assunto através da prática da leitura e interpretação. Descobrir se o aluno define as diferenças entre as características de cada autor e o motivo. Também trabalhar o recitativo.
Proposta de trabalho realizada em cinco aulas.
1) Pesquisar as poesias.
2) Providenciar material.
3) Separar as poesias depois da leitura.
4) Copiá-las no papel kraft
5) Transforma-las em material perfeito para exposição.
6) Realizar atividades e questões sobre as poesias para interpretá-las.
7) Corrigir as atividades.
8) Transformá-las em pequenos cadernos para expor.
9) Expor as poesias utilizando cavaletes de madeiras regionais.
10) Convidar a comunidade escolar para visitá-las.
Boa Leitura!
ALUNOS PARTICIPANTES DO PROJETO:
Ana Maria Queiroz
Edvan Pereira
Emerson Aparecido
Kátia Ariane
Kenniffer Roosevelt
Marcilene Vieira
Maria Ramona
Ordonez Venites
Ronaldo Alves
Silvio Pereira
Sueli da Costa
Ivan Celestino
Bruno Tavares
Érica Vieira
Ezequiel Tavares
Claurival Poussan
* O trabalho citado acima foi realizado pelo professor Marcos Larréia na 3ª Fase do turno noturno. Parabéns professor pela iniciativa.
Edvan Pereira
Emerson Aparecido
Kátia Ariane
Kenniffer Roosevelt
Marcilene Vieira
Maria Ramona
Ordonez Venites
Ronaldo Alves
Silvio Pereira
Sueli da Costa
Ivan Celestino
Bruno Tavares
Érica Vieira
Ezequiel Tavares
Claurival Poussan
* O trabalho citado acima foi realizado pelo professor Marcos Larréia na 3ª Fase do turno noturno. Parabéns professor pela iniciativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário