terça-feira, 31 de agosto de 2010

INFORMATIVO 02/2010

INFORMATIVO 02/2010

O que ainda precisa ser feito para atingirmos as metas que traçamos no inicio do ano?
O segredo de quem alcança seus objetivos está na maneira como é executado o plano de ação. Não podemos pensar só no geral e esquecermos os pequenos passos.
A única forma de saber onde está e para onde vai é a certeza de que as tarefas estão andando.
Foco
Determinação
Estratégia

O que faz uma boa escola?
Uma boa escola é uma comunidade de pais, professores, funcionários e gestores que, em uma maioria muito mais significativa do que pensamos – apesar de sobrecarregada com uma variedade de tarefas pedagógicas e não-pedagógicas, e um rendimento financeiro medíocre –, executa um trabalho em busca do crescimento próprio e dos educandos sob sua responsabilidade.
Atividades extracurriculares
Possuir um bom programa, que desperte o interesse, curiosidade e motivação dos alunos, parceiros e outros professores, pode acrescentar um resultado bastante significativo. Estabelecer parcerias com fontes da comunidade também é um excelente diferencial, principalmente quando atinge o sucesso.
IDEB 2009
IDEB OBSERVADOS EM 2007 NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ ALVES RIBEIRO
• ANOS INICIAIS = 3,8
• ANOS FINAIS = 3,3
• ENSINO MÉDIO = 3,2

NOSSA META PARA 2009
NOSSA META ONDE CHEGAMOS
ANOS INICIAIS = IDEB 4,5.......................5,4

ANOS FINAIS = IDEB 4,0.....................3,5

ENSINO MÉDIO IDEB 3,5...........................3,5

ENEM 2009

Brasil 25475 escolas
Rochedo 6423° média do ENEM 548,70

Exemplos ao redor
Corguinho 14405° /Rio Negro 9469°
Terenos 10159° /Bandeirantes 11494

Estado de Mato Grosso do Sul
Na rede estadual 40° Estadual/privada 81°


P Ó S E C O N T R A
Como é feito este índice – IDEB
(Prova Brasil/SAEB/reprovação /evasão)

 Menos de 10% por sala – reprovação

 Montar estratégias juntos aos professores para atingirmos esta meta.(Os pais podem contribuir, como?)

3 pilares para enfrentarmos este desafio

A comunicação: é importante manter o diálogo permanente com todos os envolvidos. Com isso estaremos estabelecendo vínculos.
É ai que entra a informação: imprescindível para apoiar a tomada de decisão.
O terceiro pilar nessa árdua tarefa é a transparência. A apresentação dos resultados por meio de conversas, reuniões é ponto chave nesta questão. Ao conhecer a situação e entender onde queremos chegar, aumenta o engajamento.

PROJETO A SER DESNVOLVIDO NO 2° SEMESTRE
Leitura e Livro
Ideias
 Escolha do nome do projeto
 Pesquisa da leitura no município
 Avaliação da leitura na escola Estadual e nas do município
 Envolvimento de todos no projeto (direção/coordenação/professores/alunos/apoio operacional/administrativos e pais)
 cozinha/banheiro/sala de aula/sala dos professores/secretaria/mural externo/sala da coordenação/cantina/etc) – Autor do 3°bimestre – Monteiro Lobato
 Praça da leitura
 Apresentação de poesias e poemas para os pais
 Jornal da Escola
 Saraus de leitura
 Rodas de leitura
 Campanha dos livros
 Debates e palestras sobre leitura e livro
 Sorteio de livros
 Provinha Rochedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário